Jornal Correio Braziliense

Cidades

Rapaz de 15 anos passa três meses preso como maior de idade na Papuda

Um jovem de 15 anos passou três meses preso por engano no Complexo Penitenciário da Papuda, como se fosse maior de idade. O erro só foi descoberto no começo deste mês, e o adolescente foi encaminhado ao Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) na tarde desta quarta-feira (11/5). A acusação de furto será julgada novamente nesta quinta-feira (12) pela Vara da Infância e da Juventude (VIJ) de Samambaia.

Segundo o subsecretário do Sistema Penitenciário do DF, André Victor do Espírito Santo, a determinação da idade do acusado foi feita com base na aparência do suspeito. "Ele era morador de rua quando foi apreendido, e o delegado não conseguiu informações sobre a idade", afirma. O caso foi registrado na 21; Delegacia de Polícia (Areal).

O subsecretário conta que a suspeita só foi levantada dois meses depois, quando um advogado da família contestou a prisão. O diretor do presídio teria, então, isolado o rapaz em uma cela separada, até que as investigações fossem concluídas. Um procedimento foi instaurado na Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) para investigar a responsabilidade pelo erro.