A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) cadastrou 23 familias vítimadas pelo incêndio em barracos no conjunto 14 da AR 14 de Sobradinho II, na tarde de ontem (11/5). O fogo começou às 15h de quarta-feira em uma das casas e se alastrou para as outras por mais de uma hora e meia.
Elas vão receber auxílio aluguel, alimentação e auxílio cobertor. De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Governo, a CEB, Caesb e a Novacap vão fazer uma força tarefa na tarde desta sexta-feira (12) para auxiliar a retirada dos entulhos da área. A Sudesa fará a derrubada dos barracos restantes e a retirada do material destruído pelo incêndio. Água e luz serão cortados às 14h para o início da operação.
[SAIBAMAIS]Após reunião na Administração de Sobradinho II nesta tarde, o governador em exercício, Tadeu Filippelli, prometeu analisar o que seria feito com a área após a limpeza. Segundo a Secretaria de Estado de Governo, o próximo passo é analisar a área e procurar um destino para as famílias.
Visita
Pela manhã, o governador em exercício, Tadeu Filippelli, visitou o local e identificou apenas quatro barracos destruídos pelo fogo, mas decidiu remover todas as 24 famílias. Os moradores foram levados ao Ginásio de Sobradinho onde receberam cobertor, colchões e alimento. Algumas pessoas preferiram ficar na casa de parentes.
A área destruída estava invadida há 17 anos e era uma região destinada a uma praça. Para garantir que as famílias não retornem ou que a área seja tomada por novos invasores, a Polícia Militar fará a segurança do local. Em seguida, devem ser retirados os barracos que continuam de pé. "O próprio incêndio de ontem é testemunha de que a área não deve continuar habitada. O governo não pode ser irresponsável em permitir isso e colocar em risco a vida de crianças e cidadãos", disse o governador em exercício durante a visita nesta manhã.