A BR-080 continua interditada nesta terça-feira (10/5). A rodovia está fechada desde às 2h quando um caminhão perdeu o controle e interrompeu o trânsito fazendo um formato de "L" com a cabine e o tanque na pista. Ainda não há previsão de liberação. Segundo o comandante da operação, o subtenente do Corpo de Bombeiros Edson José Fagundes, a expectativa é de que o caminhão seja retirado até por volta das 14h.
O caminhão estava vindo de Itapaci (GO) com uma carga de 45 mil litros de álcool que iria ser descarregada na Petrobras em Brasília. Segundo o motorista André Luiz de Almeida Rodrigues, ele seguia em um trecho da BR, a mais ou menos 90km da capital, quando passou por um buraco e o câmbio da marcha estragou apresentando uma falha mecânica no veículo. Ele relatou que o caminhão desceu quase 200 metros enquanto ele tentava manobrar o automóvel para um barranco.
André Luiz conseguiu parar o veículo próximo à Taboquinha, onde o caminhão ficou em formato de "L" impedindo o tráfego de carros na pista. Cerca de 20 carretas estão paradas desde a madrugada aguardando a liberação da rodovia.
O motorista relatou que há cerca de 20 dias a carreta quebrou o eixo ao passar pelo mesmo buraco. Ele precisou ficar parado durante algum tempo até que se consertasse.
Perigo
De acordo com o subtenente Edson José Fagundes, como o material é químico é arriscado esperar muito tempo até retirar. "O produto esuenta muito ficando dentro do caminhão e com o aquecimento do sol, a carga pode pegar fogo. Por isso não pretendemos ficar a tarde toda esperando", explica.
A expectativa é de que a carga seja retirada até às 14h. Os bombeiros esperam a chegada de uma carreta que vem de Brazlândia para ajudar na retirada da carga e do próprio caminhão.