Apesar da dúvida e da insegurança dos usuários, o primeiro dia em que a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) funcionou unicamente com o novo sistema de bilhetagem correu sem confusão. Os tíquetes de papel pararam ontem de valer. Agora, as catracas só abrem para o passageiro que adquirir os cartões, vendidos desde o fim de janeiro. O acesso ao interior das estações pode ser feito por diferentes tipos de passagens (veja quadro). Cerca de 10 mil pessoas compraram o bilhete múltiplo, mas a direção da estatal estima que o índice de adesão dobre nas próximas semanas.
Dos 13 mil estudantes que usam os trens, 600 ainda não atualizaram os cadastros que permitem viagens a preços menores. Os atrasadinhos não conseguirão ultrapassar os bloqueios com os tíquetes antigos e precisarão preencher uma ficha disponível na página virtual do Metrô-DF.
Os cartões destinados aos idosos ainda não ficaram os prontos. Eles continuam isentos, como assegura a lei, mas precisarão apresentar documento com foto para ter o acesso liberado. O diretor Comercial e Financeiro do Metrô-DF, Nilson Martorelli, acredita que o material fique pronto em, no máximo, dois meses.
Teve gente que se embaralhou. Os funcionários da Estação Central orientaram grande parte das pessoas que tentava passar da catraca. Algumas não sabiam que o tíquete unitário tinha de ser inserido em uma abertura ao lado da roleta. Outras se confundiam na hora de validar os bilhetes múltiplos. O marceneiro Júlio César Sabino, 37 anos, aprendeu a lidar com o novo modo de funcionamento dos bloqueios, mas ainda não se sente seguro para aderir ao cartão que acumula várias viagens. ;Ando de metrô com frequência e prefiro o unitário porque só compro quando realmente vou usar. É mais vantagem do que fazer o cadastro para ter o múltiplo;, explica.
Integração
O governo gastou R$ 14 milhões para a implantação do novo sistema, iniciado no ano passado. De acordo com o diretor Comercial e Financeiro do Metrô-DF, o modelo vai facilitar a vida dos 160 mil brasilienses que usam todos os dias os trens da companhia. ;Os problemas foram pequenos, praticamente insignificantes. A aceitação está boa. A população, de uma maneira geral, está entendendo que isso vai diminuir as filas e garantir mais controle em casos de roubo e extravio;, diz Martorelli.
A mudança ocorreu para acompanhar o futuro projeto de integração com o restante do transporte público do Distrito Federal. ;Vai ser uma coisa complexa. Todos os sistemas terão que conversar entre si para funcionar bem. Mas os estudos já estão avançados;, afirma Martorelli. Hoje apenas 4 mil pessoas usam o metrô com integração com outras linhas de ônibus ou micro-ônibus. Os coletivos que complementam a rota dos trens estão disponíveis em apenas quatro estações.
Tecnologia
O bilhete de papel foi substituído pelo smart card, que dispensa o uso da tarja magnética. Ele faz a transmissão de dados com os terminais sem necessidade de contato. A tecnologia é a mesma do cartão usado pela Fácil, que não precisa ser inserido na catraca. O smart card tem vida útil de cinco anos. As pessoas podem fazer a compra das viagens pela internet, imprimir um boleto e pagar em qualquer banco. Em 48 horas, o saldo estará disponível e o usuário poderá carregar o cartão em um dos 22 totens distribuídos pelas estações.
Variações
Confira os tipos de bilhetes disponíveis
Estudante
; O passageiro que não fizer a troca deve se cadastrar no site . Em caso de problemas, o estudante pode se dirigir ao posto da estação Águas Claras, das 8h às 17h, para preencher a ficha e trocar o cartão.
Múltiplo
; O usuário que tem o cartão múltiplo deve ir a qualquer bilheteria para realizar a troca, sem perder o saldo anterior. Todos os créditos existentes serão migrados do antigo para o novo. Qualquer pessoa que desejar ingressar no novo sistema pode fazer o cadastro no site do Metrô.
Gratuidade
; Quem estiver identificado, com carteira funcional ou uniforme, será liberado a passar pela catraca. O Metrô está providenciando os cartões de usuários da Polícia Militar e Bombeiros. Com a conclusão do processo, o antigo deverá ser devolvido à corporação. O restante dos usuários deve solicitar ao órgão de origem contato com o Metrô para que seu cartão seja trocado.
Idoso
; O passageiro será liberado pela cancela após comprovação por meio de documento oficial com foto. O Metrô informará quando o idoso deverá trocar de cartão ou pedir um novo.
Unitário
; Funciona como os antigos de papel, que ainda podem ser trocados pelo novo cartão em qualquer estação, na limitação de um bilhete por usuário.