O movimento é tranquilo nos postos de saúde neste primeiro dia de vacinação contra a gripe. Realizada em todo Distrito Federal, a mobilização marca a primeira semana de campanha nacional, iniciada na última segunda-feira. O Dia D tem como objetivo facilitar o acesso à vacinação para idosos, trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes e crianças de seis meses a dois anos.
Para reforçar a prevenção, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal ampliou de 65 para 151 o número de postos em funcionamento neste sábado. As unidades estarão abertas até as 17h para atender o público-alvo da campanha.
Na Praça do Cidadão, localizada na estação do metrô da 114 Sul, uma grande festa foi realizada, em parceria com a Subsecretaria da Terceira Idade da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do DF, com direito a apresentações de coral e música ao vivo. José Aparecido Teixeira, 61 anos, aproveitou a ida ao Plano Piloto para se vacinar, antes de ir para casa, em Sobradinho. "Não dá para perder uma oportunidade dessas", afirma. Com o apoio da equipe de enfermagem da rede pública de saúde, José foi orientado sobre as vacinas necessárias para ele, que já entrou na terceira idade. Conferindo, uma a uma, ele recebeu os parabéns: todas as vacinas estavam em dias.