Jornal Correio Braziliense

Cidades

Torre de TV receberá primeira reforma estrutural em 42 anos de existência

Um dos principais pontos turísticos do Distrito Federal, a Torre de TV, passará por uma reforma completa a partir do mês de julho. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (29/4) pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF). O monumento foi inaugurado há 42 anos e, desde então, só passou por obras superficiais.

O projeto restaura a construção original e cria novas estruturas no espaço hoje ocioso. Uma grande escada de concreto vai ligar o piso mais elevado - que abriga a Torre, efetivamente - ao platô baixo, onde estão instaladas a fonte e as novas barracas. Escadas rolantes e elevadores para deficientes físicos devem facilitar a accessibilidade no local.

Segundo o subsecretário de infra-estrutura da Setur-DF, Paulo Tarso, o espaço antes ocupado pela feira popular receberá obras de paisagismo, com a instalação de bancos, jardins e áreas sombreadas para abrigar os turistas. "Até hoje, a Torre só recebeu pinturas, reformas nos banheiros e impermeabilizações. Agora, vamos reformar tudo", pontua. O processo licitatório, garante, será concluído ainda em maio.

O trabalho pesado só deve começar no mês de julho, mas o isolamento com tapumes metálicos e redes de proteção já foi encomendado e deve ser instalado pela Novacap daqui a um mês. Embora Tarso garanta que a equipe ainda não concluiu o orçamento da construção, estima-se um gasto na ordem de R$ 12 milhões. A Setur-DF assegura que o funcionamento da nova Feira da Torre e da Fonte Luminosa não será prejudicado pelos trabalhos.

Torre fechada de hoje até quarta
Enquanto a reforma estrutural não começa, um outro dilema parece se encaminhar para uma solução: a transferência dos comerciantes da Feira Popular da Torre. Os elevadores de acesso ao Mirante foram interditados na tarde desta sexta-feira (29/4) para que a mudança das barracas ocorra sem maiores transtornos.

"As barracas antigas estão sendo desmontadas, e a quantidade de entulho é enorme. Tem muito metal retorcido no chão, muito prego", conta Paulo Tarso. Na segunda (2/5) e na terça-feira (3/5), todo o platô superior do espaço receberá equipes de limpeza da Agência de Fiscalização do DF (Agefis) em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana do DF(SLU).

Da quarta-feira (4/5) até o fim do mês, a Torre de TV volta a funcionar normalmente, com os comerciantes devidamente instalados. Se os prazos forem devidamente cumpridos, um canteiro de obras será substituído por outro, e o espaço só terá uma fachada livre de tapumes e entulho no segundo semestre de 2012.