Jornal Correio Braziliense

Cidades

Jardim Botânico ainda sofre com falta de água; Caesb culpa tubulação

A interrupção no fornecimento de água aos condomínios do Jardim Botânico completa três dias nesta quinta-feira (28) e até o fim desta tarde, grande parte das casas da região continuam com as torneiras vazias.

O problema começou na noite de segunda-feira (25) e segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), foi causado por três rompimentos sucessivos na rede de canos que abastece o local. O órgão garante que a tubulação foi consertada na quarta-feira à noite, e é questão de tempo até que todas as caixas d;água voltem a encher.

[SAIBAMAIS]O diretor de engenharia da Caesb Acylino Santos Neto está no local acompanhando o conserto. Segundo ele, a demora é causada pela formação de bolhas de ar dentro dos tubos. "O terreno é muito irregular, o que dificulta a estrutura da rede. Quando o ar entra na tubulação, a água precisa de uma pressão maior pra chegar à caixa d;água".

Acylino afirma, ainda, que a adutora do Jardim Botânico está sobrecarregada, e não foi planejada originalmente para a demanda atual, estimada em 15 mil habitantes. "A água vai chegar gradativamente nas casas. Até amanhã [29/4] cedo, a questão estará resolvida", garante.

Em caso de problema no abastecimento de água, os consumidores devem contatar a Caesb através do número 151. A ligação é gratuita.