Membros da bancada do DF na Câmara e no Senado se encontraram com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para definirem soluções para os problemas emergenciais da Universidade de Brasília (UnB). Haddad garantiu a liberação de R$ 3,5 milhões para obras imediatas, aquelas em que não há necessidade de licitação, como a reforma das áreas afetadas do Instituto Central de Ciências (ICC) Norte.
O orçamento da reforma, excluindo todo o prejuízo com equipamentos, foi estimado em R$ 11,5 milhões pelos Decanatos de Administração e de Planejamento e Orçamento. O ministério aguarda um documento mais detalhado com todas as obras que precisam ser feitas.
A reunião ocorreu às 9h no edifício do ministério e contou com a participação do reitor da universidade, José Geraldo de Sousa Junior, do senador Rodrigo Rollemberg e dos deputados federais Augusto Carvalho e Érica Kokay. Esse mesmo grupo já havia se encontrado com o secretário de Obras do DF, Luiz Pittiman, para tratar da reconstrução das áreas atingidas, e com o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Adams, para tratar da transferência de professores e estudantes das salas atingidas para o clube do servidor.
Está marcada para a tarde de hoje uma reunião com os alunos, professores e o decano de Administração, Pedro Murrieta, que informou ter como foco a realocação dessas pessoas.
O ministério da Ciência e Tecnologia ofereceu ajuda à UnB, para a recuperação e aquisição dos equipamentos danificados ou destruídos.