O Governo do Distrito Federal (GDF) tem três anos para deixar Brasília pronta para receber a Copa do Mundo de 2014. Enquanto alguns projetos avançam, como é o caso do Estádio Nacional de Brasília, outros ainda não saíram do papel. Para receber os turistas, o executivo local estuda aumentar a capacidade da rede hoteleira da cidade, mas a iniciativa está em fase de elaboração. A ampliação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e a criação da linha que ligará o terminal ao centro da cidade não tiveram início. As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estão paradas por decisão da Justiça, e as do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) aguardam licenças e a liberação de recursos. Esse também não tem prazo para começar.
Apesar de alguns atrasos, o secretário executivo da Comissão Brasília 2014, Cláudio Monteiro, garante que tudo ficará pronto no prazo. É um compromisso do governo, segundo ele. ;Colocamos a máquina pública para funcionar em prol desse evento;, diz. ;Estamos no caminho da normalidade, como deve ser, paulatinamente, e com toda a segurança. O governador chamou para si a responsabilidade da Copa do Mundo de 2014.;
Os trabalhos no estádio começaram em maio de 2009 e, até agora, 30% da edificação está pronta. ;A determinação do governador é entregar o estádio em 2012 para o evento teste da Fifa, a Copa das Confederações;, disse. Ao completar 100 dias à frente do GDF, o governador Agnelo Queiroz (PT) concedeu entrevista ao Correio e disse que o Estádio Nacional de Brasília terá capacidade para 70 mil pessoas.
Monteiro adiantou que em 10 dias vai instalar câmeras dentro na área de construção da arena de futebol. O objetivo é que a população acompanhe o andamento dos trabalhos no site do governo local. ;Será uma obra sem tapumes, com total transparência;, explicou. Monteiro assegura que tudo está dentro do cronograma. ;Nosso estádio é o mais avançado do país;, avaliou. Custará aos cofres públicos cerca de R$ 670 milhões.
Transporte
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Transporte, as intervenções nas vias do DF fazem parte de um programa maior para modernizar o sistema público, mas devem ficar prontas até o Mundial de 2014. O secretário de Transporte, José Walter Vazquez Filho, afirmou ao Correio que vai concluir a Linha Verde e solicitou recursos ao governo federal para terminá-la. Até agora, apenas 32% forão finalizados. Cerca de R$ 210 milhões serão usados para transformar os canteiros centrais da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e da Estrada Setor Policial Militar (ESPM) em uma via exclusiva para ônibus.
Outros R$ 289 milhões serão usados para reformar as avenidas Samdu, Comercial e Central, em Taguatinga, a fim de concluir a ligação entre Ceilândia e o Plano Piloto. E mais R$ 179 milhões servirão para a construção de um túnel sob o centro de Taguatinga, que vai ligar a EPTG à Avenida Elmo Serejo. Para este ano, o governo espera iniciar a construção da Via Amarela, que ligará o Plano Piloto ao Gama e a Santa Maria. A obra, já contratada, está orçada em R$ 587 milhões e deve ser entregue em 18 meses.
Usuários do metrô ganharão com as mudanças. A expansão do sistema metroviário deve iniciar até junho deste ano. Estão previstas duas estações em Ceilândia, duas em Samambaia e uma na Asa Norte, na altura do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Ao todo, o serviço devem custar cerca de R$ 700 milhões.
O governo também espera resolver o quanto antes os problemas jurídicos que impedem a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará o aeroporto ao centro de Brasília.
Por meio da assessoria de imprensa, a Infraero informou que as obras no Aeroporto JK devem ser concluídas em dezembro de 2013. A primeira fase, que engloba a reforma e a ampliação do terminal de passageiros, foi licitada e contratada. Os trabalhos devem começar em maio de 2011. São R$ 748,4 milhões em investimentos.
Atrasos
Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que nove dos 13 aeroportos brasileiros em obras para a Copa do Mundo de 2014 não ficarão prontos dentro do prazo. O documento Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações inclui o aeroporto de Brasília na lista dos que estão com as reformas atrasadas.