Após dois dias de paralisação, as aulas do turno vespertino no Centro Educacional 4 (CED 4), no Guará 1, serão retomadas na próxima segunda-feira. Ontem, pais de 364 alunos ; boa parte moradora da Estrutural ; foram convocados para uma reunião na unidade de ensino a fim de tratar sobre as medidas de segurança no colégio e a participação da família na vida acadêmica dos estudantes. Na última semana, um grupo de jovens, entre 12 e 18 anos, matriculados à tarde, protagonizou cenas de vandalismo e de violência no local. Alguns deles atiraram bombinhas em lixeiras e quebraram janelas a pedradas. Ao serem advertidos por funcionários e pela Polícia Militar, agrediram policiais e destruíram o vidro do carro de um dos professores.
O encontro ocorreu no pátio da escola e teve quase duas horas de duração. Na ocasião, os pais receberam um termo de compromisso para que assinassem, além de um guia do estudante com direitos e deveres da família e dos alunos. Ainda assim, 29 garotos envolvidos no episódio serão transferidos para outras instituições no Guará, no Cruzeiro e na Estrutural. Todos eles serão monitorados pelo Conselho Tutelar. Na segunda-feira, haverá uma conversa entre a direção do CED 4 e os responsáveis por esses estudantes para tratar do assunto. As aulas nos demais turnos não foram suspensas.
Medo
Após o vandalismo, a segurança no colégio foi reforçada. Agora, quatro carros patrulham o local, realizando o policiamento das 7h às 23h. Outra medida de segurança adotada foi colocar dois policiais militares fixos dentro da unidade. Eles permanecerão na escola por tempo indeterminado. Mais de mil alunos estão matriculados no CED 4 em três turnos diferentes: matutino, vespertino e noturno. A partir de segunda-feira, eles deverão apresentar uma carteira de identificação estudantil ao entrar na instituição de ensino e no transporte escolar. (MA)