Jornal Correio Braziliense

Cidades

Policiamento será reforçado na Esplanada dos Ministérios

A Secretaria de Segurança Pública do GDF preparou um esquema especial de policiamento que entrará em ação a partir desta quarta-feira (20/4), na Esplanada dos Ministérios. Ao todo, 1.915 homens trabalharão nos dois dias de festejos do aniversário de Brasília, na Esplanada, e outros 1.227 homens serão responsáveis por acompanhar a Via Crucis de Planaltina, no sábado (23/4).

Nesta quarta-feira (20/4), 849 policiais militares, 163 bombeiros e 12 policiais civis farão a segurança da Esplanada. Na quinta-feira(21/4), aniversário da cidade, estão previstos 608 policiais militares, 18 policiais civis e 263 bombeiros. Cerca de 60 viaturas percorrerão a área central de Brasília, acompanhando os policiais e bombeiros.

A Operação "Via Crucis - Capelinha Planaltina" vai mobilizar 45 policiais civis, divididos em 15 equipes, 794 policiais militartes (dos quais 650 são alunos do Curso de Formação de Praças), 411 bombeiros e 36 agentes do Detran. 100 viaturas serão deslocadas para completar o esquema de segurança no evento. A Polícia Montada da PM-DF também ajudará na segurança, enviando 21 equipes.

Operação Álcool Zero sem alterações
O Tenente-Coronel Jorge Costa Filho, que comanda o 1; Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), informou que a Operação Álcool Zero não terá reforço em seu efetivo. Continuarão nas blitzes os mesmo 12 policiais por dia. O comandante do BPTran avalia que não são necessários mais policiais e lembra que todas as viaturas deslocadas para a segurança dos eventos na Esplanada e em Planaltina podem colaborar com o trabalho da Operação Álcool Zero.