Jornal Correio Braziliense

Cidades

Técnicos e auxiliares em radiologia permanecem em greve nesta terça-feira

Os técnicos e auxiliares em radiologia da rede pública de saúde do Distrito Federal continuam em greve nesta terça-feira (19/4). A categoria suspendeu as atividades de tomografia, mamografia, ressonância magnética e raio X no início da manhã de ontem como forma de reivindicar 17 itens, entre eles, o pagamento do índice do Fundo Constitucional, a realização de concurso público, a aposentadoria após 25 anos de tempo de serviço e a aplicação de uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

[SAIBAMAIS]Segundo o vice-presidente do Sindicato de Técnicos e Auxiliares em Radiologia (Sintar-DF), Ubiratan Gonçalves Ferreira, os profissionais estão paralisados, mas se reúnem às 11h30 desta terça para discutir uma proposta do governo do DF. "Ontem a tarde nos reunimos com representantes da Secretaria de Saúde e recebemos uma proposta com 13 itens. Vamos levar para apreciação da categoria que vai decidir se mantemos ou não a greve", explica Ubiratan. A assembleia deve acontecer no pronto-socorro do Hospital de Base do DF (HBDF).

A reunião aconteceu às 18h de segunda-feira na sede da Secretaria de Saúde e contou com representantes do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, e do Sintar-DF. O vice-presidente ainda disse que às 10h de hoje, o sindicato receberá a proposta por escrito que será levada na assembleia.

Contratação
A Secretaria de Saúde informou, por meio de nota divulgada ontem, que o órgão abriu um processo seletivo de contratação temporária de médicos e técnicos em radiologia. São 209 vagas em nove especialidades médicas e cadastro de reserva para técnicos no Hospital Regional de Santa Maria. Dessas vagas, 23 são destinadas à radiologia. Já para os técnicos na especialidade, haverá formação de cadastro reserva.