Jornal Correio Braziliense

Cidades

Dia do Índio terá feiras, exposições e concerto musical no DF

Comemorado em 19 de abril, o Dia do Índio será lembrado no Distrito Federal com palestras, feiras e exposições de artesanato e de fotografias sobre a cultura indígena. As atividades serão coordenadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. A abertura acontece nesta segunda-feira (18/4), às 19h30, no Memorial dos Povos Indígenas (MPI).

Na terça-feira (19/4), também no MPI, no Eixo Monumental, acontece a primeira feira de arte, cultura e economia solidária dos povos indígenas, com palestra sobre economia solidária, apresentação cultural dos povos Ikpeng e Fulni-ô, exposição de artesanato e exibição de filmes. As atividades começam nesta terça-feira (19/4) e vão até o próximo sábado (23/4), sempre a partir das 9h. Também haverá um concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional em homenagem aos povos indígenas, às 20h, na sala Cláudio Santoro. A entrada nos eventos é gratuita.

Na sede da Funai, na 902/702 Sul, haverá a exposição fotográfica Uma Visão da Criança em Preto e Branco, das 9h às 17, na Sala do Projeto Maloquinha. As fotos ficarão expostas no local até o final de maio.

Já no centro de visitantes do Jardim Botânico, haverá a apresentação da oficina do Programa de Educação Previdenciário aos povos indígenas, a apresentação de danças com indígenas Fulni-ô e uma exposição de artesanato. As atividades acontecem nesta terça-feira (19/4), das 9h às 18h.

História
De acordo com a Funai, a data comemorativa foi escolhida no dia 19 de abril de 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado na cidade Patzcuaro no México. O objetivo do congresso foi debater assuntos relacionados às sociedades indígenas de cada país. Foram convidados representantes de todos os países do continente americano.

No Brasil, a data somente foi instituída em 19 de abril de 1943, no governo do Presidente Getúlio Vargas, com a promulgação de um decreto e devido aos apelos e intervenções formulados pelo Marechal Rondon. O militar ficou famoso por ser defensor dos povos indígenas do Brasil.