Jornal Correio Braziliense

Cidades

Estudantes da UnB prejudicados pelas chuvas têm aulas no Clube do Servidor

Os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) prejudicados pelos estragos da forte chuva do último domingo, que destruiu salas de aula e laboratórios da instituição, poderão assistir às aulas no Clube do Servidor, localizado no Setor de Clubes Norte, próximo ao câmpus Darcy Ribeiro. A decisão foi tomada em reunião na tarde de ontem com representantes da bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional, o advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, e reitor da universidade, José Geraldo de Sousa Junior. A mudança deve ocorrer na próxima semana com o objetivo de não interromper as atividades acadêmicas. As obras de recuperação das instalações físicas da UnB devem durar entre quatro e seis meses.

As aulas na Universidade de Brasília foram retomadas na última quarta-feira, mas alguns professores e alunos ficaram sem espaço para acompanhar as disciplinas. Para minimizar o prejuízo, a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) receberam estudantes dos cursos de pós-graduação dos centros atingidos. A Faculdade de Tecnologia e o Instituto de Química também abrigam algumas atividades antes realizadas no anfiteatros atingidos pelo temporal.

No último domingo, a chuva com ventos de até 75km/h e queda de granizo atingiu parte do Instituto Central de Ciências (ICC). O subsolo do Bloco B continua interditado pela Defesa Civil e só deve ser reaberto após um detalhado levantamento e a recuperação dos estragos. Salas, anfiteatros, centros de pós-graduação e muitos centros acadêmicos foram inundados pela água. Os decanatos de Administração e Planejamento e Orçamento estimam que será preciso pelo menos R$ 11,5 milhões para reerguer a estrutura física do prédio atingido.

O grupo de parlamentares do DF já se reuniu com o secretário de Obras do DF, Luiz Pitiman, para pedir a colaboração do órgão na reconstrução da Universidade de Brasília e na revitalização das galerias pluviais de toda a Asa Norte, principal área afetada pelo temporal. Eles pretendem ainda agendar um encontro com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para garantir a liberação de recursos para a recuperar a universidade. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) destaca a existência de recursos no orçamento deste ano e de restos a pagar na previsão de 2010 que podem ser repassados à UnB.