Jornal Correio Braziliense

Cidades

Câmara Legislativa debate sobre Cidade Aeroportuária em Planaltina

Deputados distritais, empresários e secretários de governo se reuniram, quinta-feira (14/4), na Câmara Legislativa do Distrito Federal para debater a implantação da Cidade Aeroportuária em Planaltina. A estimativa é criar 50 mil empregos e fazer a obra utilizando cerca de R$ 10 bilhões de investimentos da iniciativa privada. O autor do requerimento para a Comissão Geral foi o deputado Cláudio Abrantes (PPS).

O objetivo do debate foi mostrar a proposta ao governo, para que uma decisão seja tomada. ;O entrave está na lentidão governamental. Fora isso, a definição tem que ser técnica e não agradar um grupo ou outro. Não deve haver apenas decisão política nesse caso;, afirmou Cláudio.

A proposta de construção do aeroporto de cargas em Planaltina partiu da empresa anglo-americana Newmark Kinght Frank, depois de estudos técnicos. A empresa tem, desde outubro de 2008, um termo de cooperação técnica e desenvolvimento econômico com o GDF. O deputado acredita que o governo precisa olhar a região Norte do DF e essa é uma excelente oportunidade para começar a fazer isso.

;Os estudos mostram que a obra pode ser feita em 36 meses, mas precisamos agilizar o processo, já que o Ibama pede 50 meses para expedir a licença ambiental;, disse o deputado. Ainda na opinião de Cláudio, o anel viário, obra prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), é outro fator preponderante na construção do aeroporto.