Cerca de 40 ônibus da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte (Coopatram) voltaram a circular na região de Planaltina, Vale do Amanhecer, Arapoanga e Plano Piloto nesta manhã de sexta-feira (8/4). Os coletivos retornaram após os funcionários da cooperativa encerrarem a paralisação que durou 27 dias. A decisão aconteceu durante assembleia na tarde de ontem quando os rodoviários aceitaram a proposta dos patrões, como informa o diretor do Sindicato dos Rodoviários, José Carlos Fonseca.
Segundo a assessoria de imprensa do Transporte Urbano (DFTrans), apesar dos ônibus estarem nas ruas, as linhas que foram deslocadas para evitar prejuízos a população durante a greve continuam circulando nesta manhã. Ao todo são 74 coletivos a mais das empresas São João, Grupo Amaral e da Cootransp. A recomendação é de que os veículos continuem na região, enquanto a Coopatram não tiver como reaver a frota integral de 80 ônibus.
Fim da greve
[SAIBAMAIS]Após 27 dias em greve, a categoria decidiu aceitar a proposta dos patrões que prevê o depósito de todo o montante arrecado pela cooperativa de segunda a sexta-feira em uma conta bancária que será aberta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
Ao fim de cada semana, o dinheiro será integralmenye dividido entre os funcionários até a quitação dos três meses de salários atrasado - apenas o gasto com o óleo diesel será descontado. Já a renda dos finais de semana será destinada ao conserto e à manutenção dos 80 veículos da cooperativa.
Também ficou definido em comum acordo que nenhum dia de paralisação será descontado dos membros da Coopatram.