Jornal Correio Braziliense

Cidades

Homem é preso acusado de parcelamento irregular e dano ambiental

A Delegacia Especial do Meio Ambiente (DEMA) prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira (29/3), um homem de 54 anos acusado de parcelamento irregular do solo para fins urbanos e dano ambiental. Segundo o delegado-adjunto Yuri Fernandes, José Volteir de Oliveira é proprietário de uma loja de materiais de construção e estava levantando 26 casas na Chácara 38 da Colônia Agrícola Vicente Pires.

Fernandes informou também que o terreno onde as residências estavam sendo construídas é uma área de preservação permanente, localizada na Área de Proteção do Planalto Central. Cada construção teria cerca de 150 m; de área construída, em lotes de 400 m;. As obras provocaram o aterramento da nascente do Córrego Vicente Pires.

O delegado destacou anda que imagens de satélite verificaram que há dez meses as edificações não existiam no local. Fernandes afirmou ainda que a unidade vai intensificar as ações de fiscalização.

O acusado será encaminhado à carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE). Por cada um dos crimes, o homem pode pegar de um a cinco anos de prisão.