Jornal Correio Braziliense

Cidades

Bebê de 53 dias pode ter contraído raro micro-organismo

Um bebê de 53 dias internado no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) pode ter contraído um raro micro-organismo chamado prototheca. O menino nasceu prematuramente e precisou ser internado durante na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do HRT. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, não há riscos de infecção para os outros bebês, já que o micro-organismo não é transmissível de pessoa para pessoa.

Na semana passada, o menino foi transferido para a Unidade de Cuidados Intermediários da Neonatologia, onde se recupera e é amamentado pela mãe, como informou a Secretaria de Saúde. De acordo com a direção do hospital, será feito um novo exame para confirmar a existência da infecção e como o menino teria contraído o micro-organismo.

Prototheca

É um micro-organismo invisível encontrado em esterco, esgoto, solo e água contaminada. Eles crescem rapidamente quando a umidade é alta e matéria orgânica é abundante. O organismo é comum em todo os ambientes de fazendas, sobretudo quando há esterco úmido. A prototheca foi primeiramente ligada à mastite em vacas leiteiras em 1952.