O Transporte Público do Distrito Federal (DFTrans) anunciou, na tarde desta segunda-feira (21/3), que vai remanejar os itinerários do sistema de ônibus e micro-ônibus no Distrito Federal. A ideia é devolver às cooperativas as linhas rentáveis - que passaram para as mãos dos empresários no governo Arruda.
Atualmente, os cooperados acumulam dívidas com o Banco de Brasília e instituições financeiras privadas e a venda de passagens das linhas atuais é insuficiente para quitar até mesmo o financiamento dos veículos.
Em caráter emergencial, 80 ônibus de empresas privadas vão operar nas linhas da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte (Coopatram) a partir desta terça-feira (22). A cooperativa está em greve desde o dia 11 e segundo Marco Antônio Campanella, diretor-geral do DFTrans, tem uma das situações mais graves do DF.
"A Coopatram está correndo risco de ter os carros tomados para pagamento da dívida [com o BRB] já no mês que vem", alerta. Desde o começo da paralisação, moradores de Planaltina enfrentam demora e veículos lotados - problema que deve ser amenizado com esta substituição.