Jornal Correio Braziliense

Cidades

Câmara vai aguardar informações do MPDFT para investigar Celina Leão

A Mesa Diretora da Câmara decidiu, em reunião na noite desta segunda-feira (21/3), aguardar informações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do Ministério Público de Contas (MPC) sobre as denúncias contra a deputada distrital Celina Leão (PMN), para só então dar andamento à investigação na Casa. Enquanto isso, a representação contra a deputada, protocolada hoje pelo colega Chico Vigilante (PT), não será encaminhada para investigação na Corregedoria da Câmara Legislativa.

O presidente da CLDF, Patrício (PT), disse que não há condições de abrir tal processo sem uma fundamentação com base em provas materiais ou testemunhas. "Estamos acompanhando o noticiário, mas não podemos nos basear em denúncias feitas no anonimato", afirmou ele, citando a reportagem do Correio publicada no domingo (20).

Ainda nesta segunda (21), Patrício pediu aos órgãos fiscalizadores que encaminhem à Casa dados do processo aberto contra Celina. O deputado também pediu que os autores da denúncia procurem a Corregedoria para prestar mais informações.

O presidente esclareceu que Celina, atual presidente da Comissão de Ética da Câmara, terá que deixar o cargo caso o órgão receba representação contra ela. O art. 22 do Código de Ética estabelece que o parlamentar deve renunciar à presidência da Comissão quando é alvo de denúncia.

; Entrevista: Celina Leão fala sobre denúncias de corrupção