Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hemofílicos do DF participam de audiência pública na Camâra Legislativa

Os hemofílicos do Distrito Federal vão participar de uma audiência pública, por volta de 10h da manhã desta quinta-feira (17/3) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Ao final do encontro, solicitado pela deputada Eliana Pedrosa (DEM), serão discutidos os novos procedimentos de tratamento da doença.

Estarão presentes na audiência o secretario de Saúde, a diretora do Hemocentro de Brasilia, representantes dos Conselhos Federal e Distrital de Medicina, Farmácia, Biomedicina, dentre outros de interesse, como também o Ministério Público Federal e do DF, Tribunal de Contas da União e do DF, Ministério da Saúde, representante dos Direitos Humanos da OAB-DF e Federal e cerca de 500 hemofílicos de Brasilia.

Hemofília
A hemofília atinge 11.833 brasileiros. Ela foi descrita pela primeira vez em 1828 é causada por uma mutação genética no cromossomo X. Algumas pessoas não possuem em quantidade suficiente uma proteína que ajuda na coagulação do sangue. O resultado disso são sangramentos constantes e involuntários, que podem evoluir para hemorragias.