O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, instaurado por volta das 16h desta quarta-feira (16/3), recebeu do Psol o pedido para investigação da conduta da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF). A solicitação foi entregue pelo parlamentar Chico Alencar (PSol-RJ).
;Este será um novo Conselho. Deste ponto, recebo a representação para dar o devido encaminhamento regimental;, afirmou o presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PDT-BA). O próximo passo será a determinação do relator do processo.
[SAIBAMAIS]Na representação, o PSol pede a instauração do processo disciplinar sobre eventual quebra de decoro parlamentar, com base em duas denúncias. A primeira é referente ao vídeo no qual Jaqueline é flagrada recebendo dinheiro do ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal Durval Barbosa. Na outra, o PSol questiona o uso de verba indenizatória para pagamento do aluguel do escritório político da deputada, que funcionava em uma sala na empresa do marido de Jaqueline, Manoel Neto.
Esta é a segunda tentativa do PSol de investigar a parlamentar. Na semana passada, o partido fez representação contra a deputada na Mesa Diretora, para que o caso fosse apurado pela Corregedoria.
O Conselho também discutirá novas regras para tornar os processos mais rápidos e transparentes. Entre as discussões está a condenação de deputados por atos praticados antes do mandado.