Jornal Correio Braziliense

Cidades

Maia deve decidir amanhã o tratamento da Câmara ao caso Jaqueline Roriz

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), anunciou, na tarde desta terça-feira (15/3), que aguarda informações do Ministério Público para decidir qual tratamento será adotado pela Casa em relação às denúncias contra a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF).

"Estamos aguardando as informações, que devem chegar entre hoje (15/3) e amanhã (16/3). Pelo menos essa é a nossa expectativa na Casa. Se não chegar até amanhã, eu tomo a decisão sobre o tema e envio para a Corregedoria para que os procedimentos sejam feitos lá, mas acho que esse é o caminho mais longo;, explica Maia.

Dependendo dos dados oferecidos pelo MPF, o caso pode ser diretamente encaminhado ao Conselho de Ética da Casa. Na semana passada, o Partido Socialismo e Liberdade (PSol) apresentou na Presidência da Câmara um pedido de investigação contra Jaqueline. A parlamentar foi filmada recebendo dinheiro do delator do esquema que ficou conhecido como mensalão do DEM, Durval Barbosa.

[SAIBAMAIS]Segundo o Presidente, caso seja comprovado que Jaqueline usou indevidamente o R$ 1.120,74 da verba indenizatória para financiar seu escritório político em uma sala da empresa de seu marido, Manoel Neto, o montante deverá ser devolvido.

Maia diz, ainda, acreditar que a licença de cinco dias, pedida pela deputada, não deverá prejudicar as investigações. Ele destaca, porém, que caso a entrega de atestados médicos por parte de Jaqueline se torne recorrente, a Casa deverá reavaliar melhor os pedidos.