Jornal Correio Braziliense

Cidades

Polícia começa a retirar madeira apreendida em fazenda de Pedro Passos


A Polícia Militar Ambiental (PMA) retirou, na manhã desta sexta-feira (11/3), parte dos 78 metros cúbicos de angico e aroeira apreendidos na Fazenda Larguinho, do ex-deputado distrital Pedro Passos. A propriedade fica próxima à cidade de Planaltina de Goiás (GO), também conhecida como Brasilinha. Policiais militares avistaram o material em uma clareira dentro dos limites da fazenda, enquanto sobrevoavam o local no último dia 3.

Cerca de quatro metros cúbicos, o equivalente a pouco mais de quatro toneladas, foram levados por policiais e funcionários da Universidade de Brasília (UnB) para a Fazenda Água Limpa. A instituição ficará como fiel depositária do material apreendido. No sábado (12), o restante da madeira nativa será levado para a propriedade da UnB.

[SAIBAMAIS]O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou o ex-distrital em R$ 23,7 mil por transportar e armazenar a madeira sem autorização do órgão e sem registro legal de origem do produto. Passos terá 20 dias para recorrer da decisão do instituto. Enquanto isso, o Ibama deverá encaminhar a autuação para o Ministério Público do Distrito Federal e territórios (MPDFT).

A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) vai analisar o processo e decidir se o ex-distrital responderá criminalmente pelas acusações. Caso condenado, Passos poderá pegar de seis meses a um ano de prisão por transportar, possuir e armazenar a madeira nativa.