Uma parceria entre a secretaria de Saúde (SES) e o Instituto Sabin pretende amparar crianças vítimas de violência por meio da instalação de ludotecas nas regionais de saúde do Distrito Federal. O acordo, em vigor desde 2009, inaugurou, na quinta-feira (3/2), a sexta unidade do programa, no Hospital do Paranoá (HRPa), e prevê a instalação de espaços semelhantes em outras três regionais de saúde ainda este ano.
O diretor geral do HRPa, Marcelo Monteiro, aposta na iniciativa como estímulo para que as crianças consigam extravasar suas experiências. ;Às vezes, por vergonha ou vínculo com o autor da agressão, elas não conseguem contar o que houve. Jogos, desenhos e bonecos estimulam essas crianças a encontrar outra forma de expressar o que aconteceu;, explica.
Para montar o espaço, localizado no corredor A do ambulatório, a SES transferiu um consultório de clínica médica para o Centro de Saúde 1, que atuará no 3; turno, e mobilizou cinco assistentes sociais e quatro psicólogas, além de enfermeiras. Já ao Instituto Sabin coube a doação de brinquedos e livros pedagógicos. ;Batizamos nosso espaço como Programa Girassol, para inspirar coisas bonitas. E, se for necessário, vamos derrubar paredes para ampliá-lo;, conta Monteiro.
A inauguração do espaço contou com a presença de autoridades, servidores e moradores da região. A parceria já beneficiou os hospitais regionais das asas Norte e Sul, Ceilândia, Centro de Orientação Médico Psicopedagógico e de Taguatinga.