Uma falha no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) interrompe, na manhã desta quarta-feira (2/3), o sistema de atendimento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Nos postos do órgão as pessoas são informadas do problema e orientadas a voltarem em outro horário. De acordo com a assessoria de imprensa do Detran, o ideal é que os usuários liguem no 154 para se informar se o sistema voltou a funcionar ou não, já que a raiz problema está em São Paulo e ainda não há expectativa de quando será restabelecido.
O problema não é apenas no Detran do DF, ele atingiu todos os Departamentos de Trânsito brasileiros que precisam fazer consultas utilizadas no sistema do Serpro. O Detran não soube informar exatamente quais serviços estão interrompidos, apenas informou que aqueles que necessitam de consulta estão suspensos.
Em nota oficial divulgada no site do Serpro, o órgão informou que todos os serviços hospedados na localidade estão inacessíveis porque o centro de dados em São Paulo está fora do ar. O Serpro afirmou que o centro apresentou falhas no sistema de proteção contra variações de energia elétrica. O órgão afirmou estar tomando as medidas necessárias.
Reincidência
Os serviços da Serpro também ficaram suspensos na última quinta-feira (24/2) por conta de um forte temporal que atingiu a cidade de São Paulo. Por volta das 12h, houve uma interrupção de energia que causou problemas operacionais ao centro de dados.
Por conta do problema, os serviços ficaram prejudicados no Detran. O restabelecimento dos serviços aconteceu por volta das 3h de sexta-feira (25/2).