Para agilizar o atendimento às ocorrências de Ceilândia e aumentar o número de flagrantes, a 24; Delegacia de Polícia vai aderir ao Sistema Sentinela. O mecanismo, desenvolvido pela Divisão de Informática da PCDF, permite que comerciantes tenham contato direto com a unidade.
Para integrar o sistema, os donos de estabelecimentos devem cadastrar um número de telefone ao serviço. Segundo o delegado cartorário da 24; DP, Marcelo Zago, celulares são mais recomendáveis por permitirem o uso de uma tecla de emergência. Por meio de uma ligação, o programa dispara um alarme na delegacia no momento exato da ocorrência e gera um mapa com o melhor trajeto para que a polícia chegue ao local.
De acordo com o delegado, uma demonstração do programa está prevista para as 10h desta quarta-feira (2/3), que já conta com 200 comerciantes cadastrados.
[SAIBAMAIS]Segundo a Divisão de Comunicação da Polícia Civil do DF, outras 14 unidades aderiram ao programa. A pioneira é a 16; DP (Planaltina), em setembro de 2008. Agentes da delegacia garantem que o sistema auxiliou no combate a furtos a comércios da região.
As outras unidades que contam com o serviço são: 1; DP (Asa Sul), 2; DP (Asa Norte), 4; DP (Guará II), 6; DP (Paranoá), 9; DP (Lago Norte), 10; DP (Lago Sul), 13; DP (Sobradinho), 19; DP (P Norte), 21; DP (Taguatinga Sul), 23; DP (P Sul), 26; DP (Samambaia), 32; DP (Samambaia) e 35; DP (Sobradinho).