Jornal Correio Braziliense

Cidades

Quadrilha acusada de homicídios e tráfico é desarticulada no P Sul

A operação Comando 26 desencadeada por policiais civis da 23; Delegacia de Polícia (P Sul) na manhã desta terça-feira (1/3), resultou na prisão de 16 integrantes de uma quadrilha na quadra 22. Eles são acusados de promover uma guerra particular contra membros de um bando rival, composta por moradores da quadra 26. Ambos os grupos atuavam na região e disputavam o comando das bocas de fumo no P Sul.

De acordo com informações do delegado-chefe da 23; DP, Saulo Ribeiro, essa rivalidade já durava cinco anos e deixou muitos mortos. No fim de 2009, uma outra operação prendeu mais de 30 integrantes do "Comando Bala Voa", na quadra 26. Com essas prisões, a quadrilha da quadra 22 começou a ganhar força, executando membros do grupo rival, já enfraquecido.

Durante as buscas, a polícia encontrou três revólveres calibre .38, dois rádios comunicadores, algumas porções de crack, 550 gramas de cocaína, duas balanças de precisão, seis celulares e R$ 550 em espécie. Os policiais encontraram ainda, um caderno de anotações com uma relação de devedores. Em apenas uma página desse caderno somava-se uma dívida de R$ 10 mil.

Todos os presos vão responder por formação de quadrilha. Depois, será apurado o envolvimento de cada um deles em cada tipo de crime. Em seguida, serão indiciados pelas infrações que porventura tenham cometido.