O Distrito Federal vai receber do Ministério da Justiça duas ambulâncias similares às usadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Elas serão utilizadas pelo sistema prisional para transferir os presos até hospitais. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, as ambulâncias chegam ainda nesta sexta-feira (25/2) ao DF.
Além da capital, todos os outros estados brasileiros também receberam as ambulâncias. Ao todo são 70 novos veículos que irão integrar o sistema penitenciário das regiões, adquiridos com recursos do Departamento Penintenciário Nacional (Depen). Os estados que receberão mais ambulância serão São Paulo, com cinco, Minas Gerais, com quatro, e Bahia, com quatro.
A cerimônia de entrega acontece nesta tarde no município de Tatuí, em São Paulo. Participam do evento secretários estaduais de Administração Penitenciária e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Segundo a assessoria, essa é a primeira vez que esse tipo de equipamento é repassado pelo governo federal às penitenciárias estaduais. As ambulâncias possuem cilindros de oxigênio, cadeira de rodas dobrável, prancha longa de imobilização, maca retrátil, suporte para soro, cones sinalizadores para isolamento de áreas e rádio transceptor móvel.