Para diminuir os índices de criminalidade do Entorno, os governos Federal, distrital e de Goiás inauguraram o Gabinete de Gestão de Integração de Segurança do Entorno do Distrito Federal. A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (23/2), em Luziânia, no Centro de Cultura e Convenções Professora Abigail Brasil da Silveira, e durou cerca de uma hora.
O gabinete funcionará vinculado à Secretaria de Segurança Pública de Goiás e será chefiado pelo ex-comandante geral da Polícia Militar goiana coronel Edson Costa de Araújo. Entre as primeiras ações está o aumento da frota de viaturas, de helicóptero e do efetivo policial. No entanto, de acordo com o secretário do Entorno de Goiás, Gastão Leite, há planos para a realização de um concurso para que atenda às necessidades do gabinete, ainda sem previsão.
Para o secretário, a criação da pasta vai ajudar o combate à violência na região de forma mais ágil. ;Antes tínhamos que enviar nossas demandas para Goiânia e esperar que alguém de lá resolvesse. Agora temos condições de atender melhor, pois estamos voltados a problemas específicos daqui;, afirma. Segundo Leite, o escritório funcionará no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na rua José de Melo.
A cerimônia contou com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo, do secretário de Segurança Pública do estado, João Furtado, do secretário do Entorno, Gastão Leite, do coordenador-geral da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF), Carlos Henrique Menezes Sobral, além de deputados federais e distritais. O governador Agnelo Queiroz foi representado pelo secretário do Entorno do DF, Bispo Renato Andrade, e o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública, tenente coronel Agnaldo Augusto da Cruz, representou o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.