A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) lançou, na tarde desta quinta-feira, um plano válido por dez anos. No documento estão as estratégias e iniciativas a serem adotadas até 2022 pela corporação. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, esteve no evento.
Para Agnelo, o objetivo fundamental do plano é "tornar o DF uma referência em segurança pública" ao longo dos trabalhos. No total, são 212 ações, internas e externas, prescritas no documento. Parte delas diz respeito à modernização da Polícia Militar, com softwares que ajudem na resolução de crimes e na identificação de áreas perigosas.
Copa de 2014
O governador Agnelo Queiroz também ressaltou a importância de uma segurança reforçada nos eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos: a Copa das Confederações em 2013, e no ano seguinte, a Copa do Mundo. Cogita-se ainda a possibilidade de alguns eventos da Olimpíada de 2016 se realizarem na capital.
O comandante da PMDF, coronel Paulo Roberto Witt Rosback, também esteve na apresentação do plano, no auditório três do Hotel Brasília Alvorada (Antigo Blue Tree). Segundo Rosback, o plano levou um ano e meio no processo de elaboração. "Um dos focos é aproximar a população da polícia. Precisamos trabalhar a participação comunitária no processo", indica.
Nesta sexta-feira (18/2), uma nova reunião apresentará o plano estratégico aos majores e capitães da PMDF. Algumas das resoluções têm aplicação imediata, e já devem ser incorporadas ao trabalho dos policiais nesta semana.