Jornal Correio Braziliense

Cidades

Processo sobre acidente com cinco mortes em 2009 terá audiência nesta sexta

[SAIBAMAIS]O processo envolvendo o motorista acusado de matar cinco pessoas em um acidente de trânsito, em novembro de 2009, terá uma audiência de instrução às 14h da próxima sexta-feira (18/2), no Fórum de Planaltina. Artur Doroteu de Oliveira, na época com 26 anos, perdeu o controle do carro na descida da BR-020, jogando cinco dos sete passageiros para fora do veículo.

Artur responderá por homicídio qualificado, lesão corporal grave e por não prestar socorro. O julgamento ainda não tem data definida

Na tragédia, morreram Jéssica Cristiane Pereira Martins, 17, Raiane de Aguiar Leite, 17, Bruna Aguiar da Ponte, 17, Caio César dos Santos Costa, 18, e Átila de Oliveira Doroteu, 25, irmão do motorista. Todas as vítimas estavam sem o cinto de segurança do banco de trás.

Manifestação
As famílias de Jéssica e Bruna estão promovendo uma passeata para o dia da audiência. Segundo a administradora Akelly Marques, cunhada de Bruna, a intenção é mobilizar a população contra a imprudência no trâsito. "As famílias estão muito abaladas, as meninas tinham só 17 anos, uma vida inteira pela frente. A gente vê muita impunidade no trânsito", disse.

Segundo Akelly, panfletos serão distribuídos para convocar a população. "Vamos nos encontrar às 12h em frente à Escola 4 de Planaltina, entre as quadras 3 e 4 da Vila Buriti. De lá, seguimos para a audiência", completou.

O acidente

Por volta das 20h10 de 14 de novembro de 2009, um sábado, o Celta prata, placa JHU 0388-DF, perdeu o controle em uma descida da BR-020, sentido Planaltina, e invadiu o canteiro central da via. Desgovernado, o carro derrubou um poste de iluminação e em seguida capotou, invadindo a pista contrária.

O condutor do veículo, Artur Doroteu de Oliveira, e o passageiro Wellington Mendes Lemes, na época com 20 anos, foram os únicos que permaneceram dentro do carro e sofreram ferimentos leves. Os outros cinco passageiros foram lançados para fora do veículo.