Jornal Correio Braziliense

Cidades

UPA é inaugurada em Samambaia e pacientes já começam a ser atendidos

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Distrito Federal foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (15/2), na QS 107 conjunto 4 lote 1 de Samambaia. A solenidade começou por volta das 10h e após a finalização, as 13h, os pacientes já começaram a ser atendidos. Participaram do evento o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a maioria dos secretários de estado do DF, o governador Agnelo Queiroz e o vice Tadeu Filippelli. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, a inauguração deve beneficiar mais de 300 mil pessoas da região e do Entorno do DF.

A UPA possui um espaço de 1,3 mil metros quadrados e vai abrir três especialidades: pediatria, ortopedia e clínica médica. A expectativa é de que sejam feito 500 atendimentos por dia na unidade. A construção custou cerca de R$ 2,6 milhões ao Ministério da Saúde e R$ 400 mil ao GDF, que foi responsável pela readequação do espaço, abandonado há mais de um ano.

Segundo a assessoria da secretaria de Saúde, cerca de 230 funcionários devem trabalhar na UPA, entre eles, médicos, auxiliares, enfermeiros e técnicos administrativos.

A expectativa é de que mais três UPAs sejam inauguradas nos próximos meses no Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e São Sebastião. De acordo com a secretaria de Saúde, até o final do ano, a previsão é de mais 10 UPAs instaladas no DF.