Até o fim deste semestre, o Departamento de Trânsito vai inaugurar mais dois depósitos de veículos. O primeiro a sair do papel será o do Gama, que deve ficar pronto até o fim deste mês. O outro será no Paranoá e está em fase de terraplanagem, com previsão de conclusão até junho. A inauguração de novas unidades para receber veículos apreendidos é uma necessidade antiga do órgão, que está com os dois pátios existentes abarrotados com 5,6 mil veículos, sendo 4,5 mil na Asa Norte e outros 900 em Taguatinga. A vantagem para o cidadão é que, em caso de apreensão, o veículo poderá ser encaminhado para a unidade mais próxima, em menos tempo e a um custo menor, no caso de o carro ser rebocado pelo guincho.
Outra medida para desafogar os pátios é a realização de um leilão para venda de 1.053 veículos dos 5,6 mil apreendidos. A maior parte, 866 unidades, será comercializada como sucata e os 187 restantes estão em condições de circular. O leilão está marcado para 18 de março, e será no Ginásio Serejinho, em Taguatinga. A última oferta pública de veículos foi em 8 de maio do ano passado.
A lista dos veículos que serão leiloados foi divulgada na edição de ontem do Diário Oficial do Distrito Federal. Os interessados podem avaliar os carros de 10 a 17 de março, no depósito do Detran da Asa Norte, das 8h30 às 17h. Os funcionários vão colocar à disposição dos potenciais compradores um catálogo contendo os valores dos lances mínimos. Quem é proprietário de algum veículo da lista dos que serão leiloados tem até o dia 17 do próximo mês para adotar as medidas necessárias e conseguir a liberação do carro. Quem não recebeu a notificação do Detran com o aviso de que o bem será vendido, pode conferir a lista no Diário Oficial do DF, onde constam as seguintes informações: número do chassi, ano de fabricação, modelo e nome do proprietário.
Dos veículos apreendidos, 4,7 mil estão no depósito da Asa Norte e, do total, cerca de mil unidades estão à disposição da Justiça. Na unidade de Taguatinga, há 900 veículos retidos sendo que, aproximadamente 180, não poderão ser vendidos. A meta do Detran é fazer pelo menos três leilões este ano. O dinheiro arrecadado será usado para cobrir os débitos do proprietário com o Detran e a Secretaria de Fazenda.
Oportunidade
Leilão do Detran
Quando: 17 de março
Onde: Ginásio do Serejinho, em Taguatinga
Visita para avaliação dos veículos: Pátio do Detran na Asa Norte ; SGAN 906 Bloco T, atrás do Autódromo Internacional de Brasília
Período: De 10 a 17 de março, das 8h30 às 17h