Jornal Correio Braziliense

Cidades

Primeira UPA do DF será inaugurada nesta terça-feira em Samambaia


Samambaia Sul receberá a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Distrito Federal. A unidade será inaugurada pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha e pelo governador Agnelo Queiroz, às 10h desta terça-feira (15/2), na QS 107 conjunto 4 lote 1, (perto da Feira Permanente).

Segundo informações da Secretaria de Saúde, a UPA de Samambaia funcionará 24 horas, com capacidade de atendimento de até 500 pessoas por dia. Todos os profissionais que atuarão na unidade são servidores que optaram por uma carga horária maior, mantendo o vínculo que já tinham com a Regional de Saúde.

A UPA atuará em conjunto com o Programa Saúde da Família e com o Serviço Móvel de Urgência (Samu). No local, serão oferecidos serviços de raio-X, laboratório, eletrocardiogramas e atendimento pediátrico. O serviço será direcionado a uma clientela específica, que poderá ser encaminhada pelo Samu, pelo PSF ou que apresente caso de urgência, como problemas no coração ou doenças graves.

Também será oferecido pronto atendimento para pacientes que estiverem com pressão alta, febre, cortes ou queimaduras. Na unidade, o paciente poderá ficar em observação por até 24 horas, ser removido para um hospital regional ou receber alta e ir para casa. A meta do Governo do Distrito Federal é implantar 14 Upas em todo o DF, até o final de 2011.