Jornal Correio Braziliense

Cidades

Polícia encontra aves silvestres em cativeiro ilegal no Riacho Fundo

Policiais apreenderam, na tarde desta segunda-feira (14/2), 31 aves silvestres em um cativeiro ilegal, no Riacho Fundo II. A princípio, foram identificados 30 canários-da-terra e uma patativa, mas as espécies ainda devem ser confirmadas pela perícia.

A criação foi descoberta pela 2; Seção de Inteligência do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPA). Segundo o Sargento Glauco Soares, que conduziu o flagrante, o proprietário não oferceu resistência à entrada dos policiais.

"Ele disse que criava os pássaros por hobby, por amor", conta. Os animais estavam em um cativeiro nos fundos da casa, localizada na QN 7 do Riacho Fundo II, e serão encaminhados ao Centro de Triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Taguatinga.

Ainda não se sabe qual dos moradores responderá pelo crime - pai e filho moram na mesma casa, onde foram encontrados os animais. A pena, prevista no art. 29 da Lei 9.605/98, é de seis meses a um ano de prisão, além de multa. O morador que for autuado será conduzido à 29; Delegacia de Polícia (Riacho Fundo).