Jornal Correio Braziliense

Cidades

Vinte famílias da Vila Rabelo II foram transferidas

Desde a última quarta-feira (9/2) está em andamento o processo de mudança de 49 famílias da Vila Rabelo II, em Sobradinho II, para a Vila Buritizinho, também na região de Sobradinho. Um acordo entre os moradores e o Governo do Distrito Federal firmado na mesma semana selou a transferência. Desde então, 20 famílias já trocaram de endereço, e a previsão é de que pelo menos outras cinco se mudem ainda nesta segunda-feira (14/2).

De acordo com a assessora da secretaria de Governo, Daniele Ventura, toda a mão de obra e os materiais de construção utilizados nas moradias provisórias foram fornecidos pelo GDF. "As casas são provisórias, construídas com madeirite, tudo custeado pelo governo. Além disso, o fornecimento de água e energia elétrica já está disponível em todas as residências", explicou. Banheiros químicos também foram dispostos pelos lotes enquanto não há a instalação de sistema de esgoto.

Para ajudar na construção de moradias definitivas e com melhor estrutura, o GDF depositou R$ 408 na conta das 49 primeiras famílias. Uma avaliação posterior por parte da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) vai definir se o benefício continuará ou não a ser distribuído.

As outras 104 famílias que também ocupam áreas de risco, porém com menor iminência de desabamentos, serão transferidas posteriormente. Depois que toda a área estiver desocupada, o governo vai isolá-la e monitorá-la para evitar a chegada de novos moradores.