Na quarta-feira (09/02) 49 famílias da Vila Rabelo II, em Sobradinho II, começaram a mudança para a Vila Buritizinho, na região de Sobradinho, depois de selarem um acordo com o GDF. Eles moravam em uma área de risco e foram transferidos emergencialmente. Como auxílio, o governo ofereceu R$ 408 para cada família começar a construir as casas nos lotes recebidos. Além disso, materiais de construção e o apoio logístico foram disponibilizados para os moradores.
Apenas o titular do novo terreno pode sacar o dinheiro, que já está disponível nas agências do BRB Conveniência, e somente após desocupar a antiga casa. Uma avaliação posterior por parte Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) vai definir se o benefício continuará ou não a ser distribuído para as famílias.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Ordem Pública e Social do Distrito Federal (Seops), algumas das 49 famílias ainda não conseguiram fazer a mudança. A a comunidade pediu mais tempo e a Agência de Fiscalização (Agefis) vai ajudar a organizar mutirões para a construção das novas casas. Até o fim de semana todos já devem ter se mudado definitivamente.
Agentes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) trabalham para agilizar a legalização e a notificação dos lotes para os moradores. A força-tarefa do governo inclui órgão como a Sedest, a Polícia Militar, a Secretaria de Governo, Seops, a Codhab e a Agefis.