Jornal Correio Braziliense

Cidades

Secretária de Educação fala sobre projeto para os próximos 10 anos

A secretária de Educação, Regina Vinhaes, se reuniu nesta quarta-feira, (9/2) com diretores e professores das 649 escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. O encontro foi no no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, às 14h, e marcou a abertura dos trabalhos para este ano.

Durante a reunião, Regina falou sobre o Plano Decenal, produzido a cada 10 anos, e obrigatório para todos os estados. "O projeto será baseado no Plano Nacional de Educação, do Ministério da Educação. Para produzi-lo, equipes da Secretaria de Educação se reúnem com diretores e professores para debater e decidir quais serão as metas para os próximos dez anos", explicou. Decididos os próximos objetivos, é montado um projeto, que é encaminhado para a Câmara Legislativa. A secretária prevê que, até o final deste ano, as primeiras ações sejam executadas.

A secretária também falou sobre a herança maldita deixada pelo último governo e sobre o precário estado das escolas públicas. "Já foram tomadas algumas medidas emergenciais, como a operação escola arrumada e a contratação de novos professores, tanto contratados, como temporários", disse.

A secretária garantiu ainda que os alunos não terão problemas com transporte, merendas e creches, pois todos os contratos para estes fins já foram assinados.