Jornal Correio Braziliense

Cidades

Inadimplência no DF registra alta de 0,2% após compras de Natal

A inadimplência no comércio, registrada pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), fechou em alta de 0,2% em relação ao mês anterior, ficando em 4,5%. Neste mês, 138.164 mil pessoas tiveram o nome incluído no SPC e 132.125 mil pessoas foram excluídas do cadastro de inadimplentes. De acordo com a CDL, o valor reflete as compras parceladas realizadas pelos consumidores no Natal e que agora começam a vencer. Além disso, pode-se destacar as compras de material escolar para o ano letivo.

O índice está dentro da média no primeiro trimestre do ano. De acordo com a CDL, um fator positivo é que o IPTU e o IPVA deverão ser pagos apenas nos meses de abril e maio. Para fevereiro a expectativa dos lojistas é incrementar as vendas com o "Liquida DF", que é a campanha com a maior liquidação do varejo da cidade. No ano passado mais de oito mil lojas aderiram à promoção.

Em janeiro de 2010 o índice foi de 4,6. A maioria dos consumidores leva no máximo seis meses para limpar o nome, o que, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas, torna o brasiliense um bom pagador.