O apito marcando o tempo da música e as fortes batidas do tambor chamaram a atenção de quem passou ontem pelo Setor de Postos e Motéis Sul, no Núcleo Bandeirante. Tratavam-se de foliões de diferentes blocos carnavalescos de Brasília, unidos por um objetivo em comum: iniciar o esquenta do carnaval 2011. A intenção é que em todos os próximos sábados até a festa do samba aconteçam prévias dos festejos em pontos distintos do Distrito Federal. A Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília, composta por oito grupos de diversos lugares da capital do país, pretende despertar no brasiliense a vontade de participar do carnaval na capital. ;Esse grito é para o povo ver que tem samba e frevo em Brasília. Não queremos a cidade vazia;, explicou o diretor Paulo Henrique de Oliveira, do Baratinha do Parque da Cidade.
A primeira prévia começou ao meio-dia, sem hora para acabar. Os diferentes abadás coloriram a alameda, e o coro das marchinhas não parou de ganhar adeptos na região. Pedro Sousa Nery, da diretoria do Bloco dos Raparigueiros, foi o anfitrião. E ficou satisfeito com o resultado da festa. ;Brasília é uma cidade nova, miscigenada, a tendência é usarmos isso para melhorar o carnaval daqui e transformá-lo em tradição;, comentou o piauiense, que acompanha o carnaval da capital há 15 anos.
Além de difundir a festa em Brasília, as prévias pretendem abrir mais espaço para o samba e o frevo. O ilustrador Joanfi, um dos fundadores do Pacotão, contou que esta foi a primeira vez que o bloco da 302 Norte tocou nas redondezas do Núcleo Bandeirante. ;Vamos correr atrás de novos pontos de carnaval em Brasília, levar o samba também às cidades-satélites.;
Cicinho Filisteu, 73 anos, outro fundador do Pacotão, não perdeu a oportunidade de escrever uma marchinha para o festejo. As mãos trêmulas passaram para o papel as típicas características dos sambistas do tradicional bloco candango: a crítica e a irreverência. Desta vez, sobrou para o governador Agnelo Queiroz (PT). ;Para aguentar o Agnelo, o Pacotão tem a receita. Tomar muita cerveja e comer chuleta.;
A nova composição, escrita na mesma mesa em que eram servidos cerveja e tira-gostos, reforça a boemia do Pacotão, detalhe que tanto agrada a Jorge Motta, seguidor do bloco desde pequeno. O aposentado mora na Asa Norte e segue o bloco onde ele estiver. ;Fiquei sabendo que o Pacotão estaria aqui e vim para cá;, contou. No próximo sábado, a prévia será no Clube da Imprensa, com o concurso de marchinhas organizadas pelo próprio Pacotão. Os interessados em participar dos encontros podem acessar o site www.ligadosblocos.com.br.