Jornal Correio Braziliense

Cidades

Usuários do Fácil sofreram ontem para recarregar os créditos do cartão

Por conta das informações desencontradas e das longas esperas, o atendimento prestado pela empresa Fácil irritou pais e estudantes que tentaram resolver ontem as pendências com o Passe Livre, antes do início das aulas. No Setor Comercial Sul, Aglaucia Braga, 38 anos, tentava conseguir os créditos para a filha Natalia, que está no ensino médio. Essa foi a segunda vez que ela encarou o problema. Na quinta-feira passada, dia em que o serviço voltou a ser oferecido, Aglaucia recebeu informações trocadas sobre a documentação. Após enfrentar filas compridas, acabou desistindo. ;Toda vez é a mesma confusão;, lamentou.

Para dar vazão à demanda, cinco postos da Fácil vão atender os interessados hoje em Sobradinho, no Setor Comercial Sul, no Gama, em Samambaia e Taguatinga. No entanto, hoje, assim como nos dias anteriores, será prestado apenas o serviço de recarga.

Vale lembrar que os postos da Fácil na Rodoviária e no Conic não inserem créditos. Ao chegar lá, os usuários do sistema eletrônico são aconselhados a procurar algum dos outros postos de atendimento.

Ficha
Alunos que desejarem fazer alteração na linha do ônibus, por terem mudado de casa ou escola, por exemplo, devem fazer a solicitação a partir de amanhã. Para essas pessoas e também para os novos usuários do sistema, estarão disponíveis 23 postos na cidade, entre as 8h e as 19h (veja tabela). De acordo com o DFTrans, pelo menos 100 funcionários estarão mobilizados para a tarefa, incluindo militares do Exército, do Corpo de Bombeiros e funcionários do Na Hora.

Até o momento, não há previsão para o encerramento da recarga nem para as alterações de cadastro. Porém, é de interesse dos próprios estudantes resolver o problema, já que, sem o cartão, o aluno tem de pagar o valor integral da passagem. Pensando nisso, Moacir Almeida de Souza, 39 anos, foi até a Fácil de Sobradinho para carregar o cartão do filho, que cursa o ensino fundamental. ;A previsão de espera é de três horas. Isso aqui está um caos. Tenho todos os documentos comigo, não sei por que demora tanto;, criticou.

Na grade, do lado de fora, quem buscava informações recebia uma ficha. Ela serve apenas para quem vai fazer o cartão pela primeira vez. A funcionária orientava pais e estudantes já cadastrados a trazerem o papel preenchido na próxima recarga.

Dúvidas
Informações equivocadas não foram exclusividade do posto de Sobradinho. Na Asa Sul, a estudante de pedagogia Kaina Morais de Farias também reclamava da desorganização. ;Perguntei durante a semana quais documentos deveria trazer. Chegando aqui, me disseram que ainda falta alguma coisa. Não sei bem como eu vou fazer, mas precisarei voltar na segunda-feira.;

Pelo número disponível para contato telefônico dos estudantes (0800-94-12345), a atendente, quando perguntada sobre os documentos necessários para realizar o depósito em cartões já existentes, ditou, em vez disso, a lista de requisitos para fazer um novo cartão. Para piorar, o número para atendimento não recebe ligações feitas a partir de telefones celulares. Por isso, quem não tem linha fixa em casa acaba precisando ir até a empresa apenas para tirar dúvidas.
Uma dica para quem deseja tirar um novo cartão é acelerar o passo. Após fazer o pedido e apresentar todos os documentos no guichê, é necessário aguardar mais 10 dias úteis antes de poder buscar o cartão.

Aonde ir

Se você precisa fazer recarga do cartão, saiba os endereços dos postos da Fácil abertos hoje, das 9h às 18h:
; Gama: Terminal Rodoviário do Setor Central do Gama, lojas 22 a 25;
; Samambaia: QN 318, Cj. 2, Lt. 1 (ao lado da lojas Americanas);
; Setor Comercial Sul: Ed. Palácio do Comércio, Q. 2, Bl. B, Térreo, salas 1 e 2;
; Sobradinho: Quadra Central, Bl. K (Ed. Varandas Shopping), lojas 18 a 21, perto da Feira Modelo;
; Taguatinga: C10, Lt. 15, Lj. 1, Taguatinga Centro, em frente à entrada do Colégio EIT.

Se você deseja fazer mudança da linha ou novo cadastro, os endereços são os seguintes (todos funcionam a partir de amanhã, das 8h às 19h):
; DFTrans da Rodoviária do Plano Piloto;
; Administrações regionais de Brazlândia (Área Especial n; 4, Lt. 1), Águas Claras (Rua Manacá, Lt. 2, Bl. 1), Núcleo Bandeirante (Praça Padre Roque, 3; Avenida, Projeção 2), Cruzeiro (Área Especial H, Lt. 8), Guará (Área Especial do Cave, Guará II) e Sobradinho 2 (Av. Central, Cj. 16, Lt. 3);
; Nos postos do Na Hora em Ceilândia (QNM 12, via MN 12A, Lt. 18/20, em frente à Praça do Cidadão), no Gama (AE 1, EQ 55/56, Setor Central, Gama Shopping), na Rodoviária do Plano Piloto, em Sobradinho (Quadra Central, Bl. 11, Lt. 7, Ljs. 16 a 24, Serra Shopping) e Taguatinga (CNB 12, Lt. 11/12, 3; andar, Shopping Top Mall);
; Estações de metrô da Rodoviária do Plano Piloto, de Ceilândia Centro, Taguatinga Sul, Praça do Relógio, Samambaia Sul e Furnas;
; Regionais de ensino do Paranoá (Q. 8, Cj. 2, Lt. 24), Planaltina (Setor Educacional, Lt. C/D), Recanto das Emas (Q. 306, Av. Monjolo, Área Especial n; 1), Santa Maria (EQ 215/315, Área Especial, Caic, Santa Maria Norte) e São Sebastião (Q. 5, Cj. A, Área Especial Centro, Caic Unesco).

O que levar

Documentos necessários para recarga
; Comprovante escolar;
; Cartão Passe Livre;
; Carteira de Identidade original.

Documentos para fazer recadastramento ou obter
novo cartão

; Comprovante de matrícula na instituição de ensino;
; Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone fixo);
; Cópia da identidade e do CPF (inclusive dos pais, no caso de menor de idade);
; Duas fotos 3x4 recentes;
; Termo de compromisso legal preenchido (disponível nos postos de atendimento).