O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), condenou a estrutura do Hospital Regional de Planaltina. Segundo ele, a realidade é ;dramática; e, nessas condições, não há possibilidade de atender a população com dignidade. Durante visita de aproximadamente duas horas, na manhã de ontem, o chefe do Executivo local se deparou com infiltrações no teto, mofo e péssimas condições nas redes hidráulica e elétrica do hospital. Os ambulatórios não contam com ventilação e as áreas destinadas ao Pronto Socorro são inadequadas. Um aparelho de raios-x está encostado em um dos corredores da unidade à espera de um espaço. Insatisfeito com o que viu, o governador pretende realizar ações emergenciais e, paralelamente, traçar estratégias para a revitalização completa do HRP. A intenção de Agnelo é, até o fim do seu mandato, erguer um novo hospital regional no mesmo endereço do atual.
Nos próximos meses, o Governo do Distrito Federal deve reformar o Pronto Socorro, que, atualmente recebe aproximadamente 760 pessoas por dia. Segundo Agnelo, a rede de atenção básica à saúde deverá ser incrementada, além de haver a ampliação da rede de saúde da família, a duplicação do número de leitos de internação e a retirada do ambulatório de dentro do hospital. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, acredita que, em duas semanas e meia, o Centro de Saúde n; 1 da cidade estará pronto para receber provisoriamente o ambulatório. Enquanto isso, será construído um prédio nas dependências do HRP para locar a estrutura de forma definitiva. ;O primeiro passo é incrementar o atendimento primário da saúde. Com a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), acreditamos que cerca de 400 atendimentos deixarão de ser feitos pelo hospital;, explicou. A unidade deverá ser construída no bairro Arapoanga.
Com a aprovação do pacote de saúde pelos deputados distritais, o GDF poderá lançar o edital para a contratação de servidores. Agnelo acredita que essa aprovação ocorrerá ainda na próxima semana. ;Será uma coisa de duas semanas, no máximo. Neste tempo, os deputados terão o tempo necessário de uma análise concreta. O edital está pronto para sair às ruas;, explicou o governador. Segundo ele, a falta de profissionais especializados atinge o Hospital Regional de Planaltina. ;O centro precisa de ortopedistas, clínicos e técnicos em enfermagem. Com o concurso, acredito conseguir sanar o problema, comum a toda a rede;, garantiu. Somada à falta de profissionais, a superlotação do HRP se dá pelos moradores de regiões do Entorno e de outros estados do Brasil, que buscam melhores condições de tratamento na capital federal.
Segundo a administração do hospital, 19 pessoas esperam atualmente por uma operação. Dessas, apenas uma mora no Distrito Federal. ;Por isso temos que fazer um bom investimento nessa unidade. Assim, conseguiremos receber uma grande quantidade de pacientes;, defendeu o petista. Para sanar as dificuldades e revitalizar a atual estrutura, no entanto, Agnelo acredita que será necessário demoli-la e ;construir um novo hospital;. ;Vamos fazer um plano diretor para construir um novo bloco no hospital. Quando o bloco extra for concluído, esvaziaremos o atual para tratar os problemas, colocá-lo abaixo e reconstruir tudo. Mas isso é um segundo passo;, explicou o governador.
Rafael Barbosa comentou ainda o abastecimento de remédios na rede pública de saúde. Ele deu o prazo de 30 a 60 dias para os estoques estarem completos. ;Faremos a contratação de um sistema de logística da ciência farmacêutica para avalizar a armazenagem, a distribuição e o controle por uma empresa a ser licitada. Aí, sim, teremos um controle efetivo dos medicamentos e uma rede 100% abastecida, sem essa história de falta de remédio;, completou.
Radiografia
O Hospital de Planaltina tem
; Pronto-socorro
; Ortopedia
; Radiologia
; Laboratório
; Enfermaria
; Caldeiras / Lavanderia
; Maternidade
- Não tem UTI
Atendimentos em 2010
; 546.116 atendimentos ambulatoriais
; 136.659 atendimentos
em radiologia
; 708.234 atendimentos laboratoriais
; Dos 10.504 atendimentos de emergência, foram 1.369 de Cristalina (GO), 2.894 de Formosa (GO) e 4.678 de Planaltina de Goiás. Outros estados: 3.415
A unidade conta com atendimentos em:
; Clínica
; Cirurgia
; Pediatria
; Ortopedia
; Neonatal
; Cardiologia
; Psiquiatria
; Medicina do trabalho e da família
O que Agnelo prometeu para a saúde de Planaltina
; Construir um segundo prédio
para lotar o ambulatório;
; Transformar o atual espaço do ambulatório em enfermaria;
; Transferir o ambulatório temporariamente para o Centro
de Saúde n; 1 de Planaltina;
; Elaborar um plano diretor para a construção de um segundo
prédio no hospital;
; Construir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Arapoanga;
; Realizar uma reforma no pronto-socorro;
; Abrir edital para contratação de funcionários;
; Aumentar a abrangência do programa Saúde da Família.