A forte chuva e a ventania que surpreendeu os brasilienses na tarde de quinta-feira (3/2) causou transtornos em diversos pontos do Distrito Federal. Entre eles, Taguatinga e Ceilândia enfrentaram problemas, principalmente, em seus hospitais. Durante a chuva, a água invadiu o pátio de atendimento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e causou um vazamento na ala de cardiologia no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). As assessorias de imprensa garantiram que os problemas já estão sendo devidamente solucionados.
No HRT, a água da chuva vazou pela luminária da ala de cardiologia, localizado no térreo do estabelecimento. A água teria escorrido um pouco por conta da intensidade da chuva, mas o hospital garantiu que o problema já foi resolvido e que o fato não afetou o atendimento no local.
De acordo com a assessoria do hospital, esse é um problema da unidade de modo geral. Eles explicaram que a hipermeabilização de todo o HRT já foi solicitada ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, durante a visita à unidade. Na época, Agnelo prometeu a realização do serviço.
Já no HRC, a grande quantidade de água que entrou no pátio do estabelecimento causou confusão e tumulto entre os pacientes que esperavam por atendimento. Porém, a assessoria do local afirmou que a equipe de limpeza conseguiu retirar rapidamente a água, o que normalizou ao atendimento da unidade de saúde.
O hospital explicou que isso aconteceu devido a forte e inesperada chuva e também devido aos problemas nas calhas do telhado do hospital. A assessoria disse que há pouco tempo havia sido feito uma reforma no telhado, no entanto, a quantidade de calhas foi insuficiente. Uma equipe técnica subiu no telhado, identificou alguns problemas e vai redimensionar as calhas. Além disso, o hospital explica que os ralos serão desentupidos para evitar futuros problemas.