Jornal Correio Braziliense

Cidades

Professores protestam em frente à Câmara Legislativa contra desconvocação

Mais uma vez o grupo de professores aprovados no concurso da Secretaria de Educação em 2010 se reuniram para protestar contra a desconvocação dos 1.545 professores no último dia 21. O alvo da manifestação, desta vez, foi a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), onde os deputados participam de uma sessão solene para dar início ao primeiro dia de trabalho. Os professores, que chegaram por volta das 15h, protestam ainda o descumprimento da promessa de nomear 400 novos docentes, quando foram chamados apenas 348.

Na entrada da Câmara, 15 policiais militares faziam a segurança, impedindo os membros do Sindicato dos Professores e da Comissão dos Aprovados de entrarem nas dependências da CLDF. Do lado de fora, os integrantes do movimento discutiam como proceder após receberem a notícia de que seriam atendidos somente na quarta-feira (2/2) por uma comissão de deputados, chefiada pelo presidente da Câmara, o deputado Patrício.

Houve um desentendimento entre os membros do sindicato. Alguns defendiam que fosse montado um acampamento no local com o objetivo de pressionar as autoridades, mas acabaram convencidos a deixar o local e voltar no dia seguinte (2/2). O grupo dispersou por volta das 16h15.

Reivindicações

Os professores exigem a convocação imediata dos 1.545 aprovados em um concurso realizado em outubro de 2010. E já se posicionaram contra a contratação de temporários para suprir a demanda de efetivos. Eles esperam apenas que haja contratação de docentes temporários no lugar dos concursados para ingressarem com uma denúncia no Ministério Público.

[SAIBAMAIS]