Duas empresas aéreas estão se preparando para operar novos voos internacionais, sem escalas, partindo de Brasília. Está previsto para 28 de março o início das operações da uruguaia Pluna, com a rota Brasília;Montevidéu. O trecho, com duração de pouco mais de três horas, deve ser realizado cinco vezes por semana. Outra companhia que também fez pedido de liberação de trecho para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é a panamenha Copa Airlines. A operação está prevista para 15 de junho, com quatro voos semanais, de aproximadamente seis horas de duração, para a Cidade do Panamá.
Segundo a Anac, ambos os pedidos estão sendo analisados. Foi iniciada a consulta ao Aeroporto Internacional de Brasília para verificar se há infraestrutura suficiente para receber a quantidade de voos e horários solicitados. A estimativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) é que as vendas de pacotes internacionais tenham crescido cerca de 20% no ano passado. Além disso, a média de viagens a lazer na cidade supera a nacional. Em outros centros urbanos, a viagem de férias é feita uma vez por ano, enquanto na capital federal são feitas de duas a três. A justificativa, segundo empresas do setor, é o alto poder aquisitivo dos brasilienses. Ao comparar as idas ao exterior com o restante dos brasileiros, por exemplo, só os paulistas passam na frente.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, houve um aumento de 41,8% no total de desembarques internacionais no aeroporto de Brasília em 2010, com ingresso de mais de 110 mil passageiros. Só em dezembro, mês de maior fluxo, desembarcaram mais de 16 mil pessoas, apenas dos voos internacionais. Segundo o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, a capital possui um dos principais hubs do país (ponto de conexão para transferência de passageiros para o destino final). ;Estamos em terceiro lugar no ranking de aeroportos mais movimentados do Brasil, perdendo para Guarulhos e Congonhas, em São Paulo.;
Dias e horários
O voo da Copa Airlines deve sair de Brasília às 5h40, chegando às 11h40 no Panamá. As idas estão previstas para terça, quarta, sexta e domingo. A volta deve ser das 20h30 às 2h40, todas segundas, terças, quintas e sábados. O avião da empresa é o norte-americano Boeing 737, com capacidade para 124 pessoas. A empresa Pluna pretende sair de Brasília às 20h10, toda segunda, terça, quarta, quinta e sexta, chegando a Montevidéu às 23h30. A volta deve sair da cidade uruguaia às 8h, às terças, quartas, quintas, sextas e sábados, chegando em Brasília às 11h40. O avião utilizado pela empresa será o canadense Bombardier CRJ 900, com capacidade para 90 pessoas.