Jornal Correio Braziliense

Cidades

Trabalho emergencial de limpeza revitaliza o Parque da Cidade

Um trabalho emergencial de limpeza foi iniciado no Parque da Cidade desde a posse do novo administrador, Paulo Dubois, na última segunda-feira (24/01). Com a colaboração da Novacap, a poda da grama está em fase de acabamento e o lixo e entulho acumulados são recolhidos. O Batalhão de Polícia da Asa Sul e a Polícia Montada intensificaram as rondas durante o dia e a noite. O objetivo é deixar o parque limpo, bem cuidado e seguro para os frequentadores até o aniversário de Brasília, dia 21 de abril.

Todos os equipamentos do parque passaram porvistoria e um mapa com os principais problemas foi elaborado, juntamente com uma lista de 89 reivindicações dos frequentadores. Associações de usuários, skatistas, ciclistas e patinadores relataram à administração os problemas que encontram. "O brasiliense já frequenta muito o parque, por isso mesmo queremos torná-lo mais agradável", explica Paulo Dubois.

O administrador se mostra entusiasmado com o resultado da primeira semana de trabalho: "O parque já vive hoje uma outra realidade, com um outro visual. Toda a grama já foi aparada, o lixo está sendo retirado. A previsão é de que em 30 dias seja iniciado um grande mutirão de limpeza em parceria com a Novacap, Caesb e Administração Regional de Brasília, para a pintura de meios-fios e a recuperação dos trechos de calçadas mais frequentados".

Nesta fase inicial de limpeza e recuperação não foram contempladas partes importantes do Parque como a piscina de ondas e os pedalinhos. Estes trabalhos terão de esperar, assim como a fonte sonora, a pista de kart e a futura praça do patinador. Por serem obras de maior envergadura, que necessitam de volumes maiores de recursos, tem de passar por licitações para começar.