Jornal Correio Braziliense

Cidades

Professores fazem protesto em frente ao Palácio do Buriti

Eles fecharam quatro faixas do Eixo Monumental, no sentido Rodoferroviária

Cerca de 100 professores fazem, nesta manhã de segunda-feira (31/1), uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti. Eles reivindicam a convocação dos servidores aprovados no concurso de setembro de 2010. A Secretaria de Educação havia convocado 1.545, que depois foram desconvocados. Na semana passada, após a pressão da categoria, foi anunciada a convocação imediada de 400 professores.

Por volta das 11h, os manifestantes invadiram o Eixo Monumental e fecharam quatro faixas, no sentido Rodoferroviária. Eles estão com faixas, apitos e sombrinhas para fugir do forte sol. A Polícia Militar chegou a desviar o trânsito para garantir a segurança. Eles haviam fechado a entrada de carros por alguns minutos na altura do Tribunal de Contas (TCU). Mas, cerca de 15 minutos depois, a polícia colocou cones e liberou o trânsito nas duas faixas da esquerda, enquanto os professores ocupam as outras quatro faixas da direita.

Uma comissão do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) está no Palácio do Buriti a espera do secretário de Governo, Paulo Tadeu e a secretária de Educação, Regina Vinhaes.