Cerca de 100 professores fazem, nesta manhã de segunda-feira (31/1), uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti. Eles reivindicam a convocação dos servidores aprovados no concurso de setembro de 2010. A Secretaria de Educação havia convocado 1.545, que depois foram desconvocados. Na semana passada, após a pressão da categoria, foi anunciada a convocação imediada de 400 professores.
Por volta das 11h, os manifestantes invadiram o Eixo Monumental e fecharam quatro faixas, no sentido Rodoferroviária. Eles estão com faixas, apitos e sombrinhas para fugir do forte sol. A Polícia Militar chegou a desviar o trânsito para garantir a segurança. Eles haviam fechado a entrada de carros por alguns minutos na altura do Tribunal de Contas (TCU). Mas, cerca de 15 minutos depois, a polícia colocou cones e liberou o trânsito nas duas faixas da esquerda, enquanto os professores ocupam as outras quatro faixas da direita.
Uma comissão do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) está no Palácio do Buriti a espera do secretário de Governo, Paulo Tadeu e a secretária de Educação, Regina Vinhaes.