Jornal Correio Braziliense

Cidades

Relatório mostra que população de Águas Claras triplicou em seis anos

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou, nesta quinta-feira (28/01), um perfil socioeconômico dos moradores de Águas Claras. Os dados integram a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), e foram coletados de setembro a dezembro de 2010, e incluem também a população de Arniqueiras e Areal.

Os dados comprovam que o crescimento populacional da região administrativa acontece num ritmo superior à média do Distrito Federal. Desde a pesquisa passada, realizada em 2004, a população do local triplicou. Em seis anos, o número foi de 43.623 para 135.685, numa taxa de crescimento anual de 20,8%. A média geral do DF é de 2,3% ao ano.

A pesquisa revelou também o grau de desigualdade econômica entre as diferentes zonas de Águas Claras. Segundo os dados da Codeplan, a renda domiciliar mensal em Águas Claras é de 18 salários mínimos, comparado aos 12 salários em Arniqueiras. No Areal, a média é de apenas seis salários mínimos.

A disparidade se repete nos outros indicadores analisados. Enquanto em Águas Claras, 27,8% da população tem ensino superior completo, em Arniqueiras o número é de apenas 13,1% e no Areal, 5,7%.

Os pesquisadores tomaram 1.010 residências como amostra. Todas as 30 regiões administrativas do Distrito Federal participaram da PDAD, mas por enquanto, apenas os dados de Águas Claras foram concluídos.