Jornal Correio Braziliense

Cidades

Reforma no pronto-socorro do HRT está entre as causas da superlotação

O pronto-socorro do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) está em reforma desde maio do ano passado. Para continuar atendendo os pacientes, a unidade precisou adaptar o atendimento no ambulatório. Porém, a mudança, junto com a grande quantidade de pacientes que chegam até o hospital, tem provocado uma super lotação.

Segundo a assessoria de imprensa do HRT, atualmente, o pronto-socorro conta com 42 vagas disponíveis para a emergência. No entanto, diariamente, tem recebido até 100 pacientes. O hospital explicou que isso acontece para garantir que todos os pacientes possam ser atendidos na unidade.

A assessoria também disse que a procura é muito grande. A unidade recebe pessoas de Taguatinga e Ceilândia. Em 2010, a emergência atendeu mais de 285 mil pacientes. Destes, por mais de quatro mil foram partos e 4.842 foram cirurgias.

Antes o HRT contava com 68 leitos no pronto-socorro, que está em reforma para se adequar a um programa do Ministério da Saúde, que determina um primeiro atendimento capaz de realizar a triagem dos pacientes com risco maiores ou menores.

Ainda não há uma data prevista para a conclusão das obras. De acordo com o HRT, a reforma deve terminar até o meio do ano de 2011. Assim que as obras forem concluídas o atendimento volta ao normal. Além disso, segundo a assessoria, a unidade espera desafogar o pronto-socorro a partir da inauguração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).